Superstar’ estreia com queixas de que app de votação não funciona

E daí que o programa Superstar virou o assunto mais comentado do Twitter por causa de um apagão no aplicativo que colhia o voto do telespectador para bandas musicais? O único problema é que restará a dúvida se a interação prometida pela TV Globo não passou de uma grande farsa levada ao ar.

No domingo (6), estreou o novo reality show que procura revelar uma banda musical ao gosto do público brasileiro. No programa, o telespectador tem participação decisiva, já que ele contribui com 79% das chances de o grupo passar para a próxima fase. O voto do público é feito por um aplicativo que deve ser baixado no smartphone ou no tablet. Já os juradosIvete Sangalo, Fábio Jr. e Dinho Ouro Preto assistem às apresentações e cada um pode contribuir com um voto de 7%. Avançam no programa as bandas que alcançarem 70% de aceitação (público + jurados).
Mas, afinal, quem conseguiu votar? 
Nas redes sociais, não faltaram comentários reclamando do #superfail. “Não funciona esse app do #superstar”, reclamou Roger, da banda Ultraje a Rigor. “Meu app não funciona!!! Ahhhhhh #SuperStar”, afirmou o jovem Renê Silva Santos. “Queria saber como esse povo votou no #superstar se o app tá com erro de servidor”, questionou a internauta Celine Reis. “Amando #Superstar (to assistindo no caminho do show) … Só não consigo votar”, disse a cantora Anitta.
No Google Play, entre 100 mil e 500 mil pessoas baixaram o aplicativo e mais de 35 mil fizeram comentários sobre ele. A quase totalidade reclamando. “Péssimo!!! O APP não abre!!!! Está prejudicando as bandas!!! Parece q estão eles mesmos A GLOBO escolhendo!!!!! Tá uma merda!!! Programa manipulado!!!!….”, afirmou uma telespectadora. A nota dos usuários do sistema Android foi de 2,5, um indicativo da insatisfação dos usuários. No iTunes, não havia reclamações porque não foram publicados comentários de domingo – mas havia muitas insatisfações de que o app travava antes mesmo de o programa ir ao ar.

Banda Fake Number, eliminado do Superstar - Foto: DivulgaçãoFãs da banda Fake Number, com quase 80 mil seguidores no Twitter, passaram a madrugada reclamando da eliminação precoce. Com vocal feminino de Elektra, o grupo toca pop/rock desde 2006 e possui inúmeros videoclipes na internet. Um deles, “Primeira Lembrança”, tem mais de 1 milhão de visualizações. Dinho Ouro Preto, um dos jurados, comentou que já conhecia o som deles. 

Outros três grupos também não alcançaram os votos necessários: o sertanejo universitário da Villa Baggage, o tecnomelody da Banda Batidão e os rappers do Freeside. Embora nas redes sociais, o bombardeio de pessoas insatisfeitas com o apagão da Globo só crescia, nada foi dito durante o programa.