Tremores de terra são registrados por três dias seguidos em Alcântaras, na região norte do Ceará

O mais recente aconteceu no começo desta quarta, e foi sentido em outros municípios vizinhos, como Sobral.

Região próxima a Serra da Meruoca sentiu o tremor de terra em Alcântaras, no Ceará. — Foto: Cíntia Xerez – Com informações do Sobral On-line

A terra voltou a “tremer”, de acordo com os moradores das cidades de Meruoca, Alcantaras e na serra do Rosário, em Sobral Era próximo de 13h quando o Portal @sobralonline recebeu inúmeras mensagens de um abalo sísmico na região norte do Ceará.

Na segunda (27), o município de Alcântaras, já havia registrado um tremor de terra às 07h17min. A informação foi divulgada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis). A magnitude preliminar do evento foi calculada em 2.0 mR (gradação da Escala Richter).

O sismo foi sentido na região da Serra da Meruoca, mas não gerou danos ou prejuízos. De acordo com André Tavares, engenheiro do LabSis, sismos de magnitudes acima de 1.5 podem ser sentidos pela população. Caso o evento ocorra próximo a áreas urbanas e se houver uma alta frequência de repetição, com a ocorrência de vários terremotos em um curto período de tempo, é possível que o evento cause danos a estruturas.

A ocorrência desse tipo de sismo na região do Ceará é comum. Segundo o Laboratório, foram 138 tremores de terra registrados no estado em 2022, sendo dez em Alcântaras e 29 em Sobral.

O Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que o tremor foi de magnitude 2.3mR, e foi sentido nas proximidades da Serra do Rosário, já no município de Sobral.

O abalo sísmico desta quarta-feira aconteceu por volta de 12h, quando a aposentada Tereza Vilani de Araújo preparava o almoço. “A gente fica assustada, com medo de repetir de novo, mais forte. Então, a gente fica só esperando”, disse.

Os tremores de terra na região são causados por uma falha geológica, que começa em Pedro Segundo, no Piauí, e vai até Acaraú, no Ceará. Apesar do susto, não há registro de prejuízos materiais causados em ambos os municípios.

Segundo o internauta Marcelo Cavalcante ao sair de casa por volta de 13h sentiu o tremor.

“Antes de sair para trabalho 13h ouvi como se fosse uma Caçamba carregada passando atrás de casa. Achei que era o povo fazendo zoada nos material da obra na rua de trás.” Disse.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.