UFC avançou no ranking das melhores nacionais e internacionais

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2014 a Universidade Federal do Ceará realizou mais uma edição do Seminário de Avaliação e Acompanhamento da Gestão. O Evento reuniu os representantes da Administração Superior (Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitoria, Secretarias e Fundações de Apoio) e Administração Acadêmica (Campus, Centros, Faculdades e Institutos). Durante os três dias foram apresentadas as ações e projetos definidos no Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do quadriênio 2012-2016 afim de que pudessem ser conhecidos os indicadores alcançados, bem como as estratégias adotadas para contornar os fatores que contribuem para limitar o avanço das atividades.
Este modelo inaugurado pela atual Administração da UFC atende ao que há de mais eficiente no exercício da administração pública e compreende o esforço conjunto para o desenvolvimento de ações d e planejamento e avaliação de processos como forma de atingir a excelência na missão universitária, que consiste em gerar e difundir conhecimento, promover a inclusão e resguardar os valores de nossa sociedade.
A UFC avançou no ranking das melhores universidades nacionais e internacionais, sendo escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das cinco instituições para integrar convênio com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), bem como para participar do grupo de Altos Estudos para o Século XXI. Cabe destacar que nos últimos cinco anos foram criados mais de 70 novos cursos (24 Doutorados, 22 Mestrados e 27 Graduação presencial), implantados dois novos Campus (Russas e Crateús), contratados 299 Professores e 399 Servidores Técnico-Administrativos para as unidades acadêmicas, mais 1.984 servidores para o complexo Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateubriand.
Todo o trabalho se expressa no elevado nível dos Cursos, confirmado esta semana, após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Artigo do Prof. Dr. Vicente Pinto