Vice líder | Gol perde título de carro mais vendido do Brasil
2014 não vem se mostrando um ano bom de vendas para o Gol. O compacto da Volkswagen figurou durante quase três décadas como o carro mais popular do Brasil, mas ultimamente vem registrando, mês a mês, derrotas contra o Palio, da Fiat, um já tradicional concorrente; e contra o Onix, da General Motors (GM), que chegou há apenas dois anos ao mercado.
Em balanços mensais divulgados pelo setor, o Gol conseguiu até permanecer na liderança no acumulado do ano, mas a diferença entre os demais colocados se mostrava cada vez menor. Em outubro, o Onix comercializou 1135 unidades a mais que o Gol, saltando para o 1º lugar na lista dos carros mais vendidos do mês, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Na última segunda-feira, 17, entretanto, até mesmo a vantagem no acumulado do ano do Gol foi anulada. No volume acumulado desde janeiro, o Palio alcançou a marca de 153,6 mil carros vendidos, desbancando o Gol, que comercializou, no mesmo período, pouco mais de 153,4 mil unidades. A diferença de vendas não chega a 200 carros, mas marca claramente a tendência de vendas da Volks nos últimos meses. Pela primeira vez após 27 anos, o modelo da marca alemã deixou de ser o mais vendido.
Por falta de compatibilidade com airbag e freios ABS, que se tornaram obrigatórios em janeiro, a VW deixou de produzir a versão mais barata do Gol, o G4, fator que contribuiu para a queda de vendas do modelo. Além disso, a Volkswagen adotou, desde o início do ano, um novo carro de entrada: o Up!